top of page
  • Foto do escritorTania Lopes

Etiqueta na pista das Danças Socias

Atualizado: 5 de mai.


Na nossa escola de dança, valorizamos não apenas a técnica ou ambiente na pista de dança, mas também a etiqueta e o respeito mútuo entre os dançarinos. Neste artigo, vamos abordar alguns pontos importantes para garantir uma experiência de dança agradável para todos os envolvidos.


1. Higiene & Apresentação:

  • Vestuário Adequado: Veste-te e calça-te de forma confortável e apropriada para a ocasião (uma dica vê na descrição do evento qual o dress code para que esteja adequado ao evento). Evita roupas muito largas ou muitos justas que restrinjam os movimentos.

  • Hálito Fresco: Certifica-te de escovar os dentes antes de dançar e ter sempre um rebuçado ou pastilha elástica para manter o hálito fresco. Nada pior do que hálito de alho, cebola, álcool ou tabaco quando estamos a dançar tão próximo.

  • Odor:  Preocupa-te com a higiene corporal; toma um banho ou higieniza-te antes de frequentares uma aula ou social. Um desodorizante e um perfume são muito bem-vindos. Se transpiras muito, pondera levar uma muda de t-shirt, toalha para absorver suor ou mesmo umas toalhitas para te refrescares durante o social e não te esqueças de voltar a colocar de novo o desodorizante!

2. Convite e Lidar com a Rejeição:

  • Um pedido para dançar com um sorriso é sempre agradável quando convidamos alguém para dançar, caso te recusem o convite respeita a decisão da pessoa se ela recusar o convite.

  • Não leves a recusa para o lado pessoal e continue a desfrutar da dança com outros parceiros.

  • Para quem recebe o convite para dançar: apesar de estarmos num social para dançar, nem sempre estamos disponíveis para a dança, podemos estar cansad@s, ou simplesmente estar só a observar. Devemos recusar o convite amavelmente e ter o cuidado de ao recusar, não aceitar logo de seguida o convite de outra pessoa parar dançar se o motivo dado foi de facto estarmos cansados. Caso já tenhas descansado um pouco, e estejas já preparad@ para a dança novamente, podes ir tu convidar a pessoa que recusaste 😊 

  • Convidar não tem de ser papel masculino ou feminino. Queres dançar? Convida! É tão simples assim.

 

3. Etiqueta Durante a Dança:

  • Olhar e Conexão: Mantém um olhar suave e atento no par de dança para manter uma boa conexão, mas evita fixar o olhar de forma intimidadora.

  • Sorrir: Um sorriso gentil pode tornar a dança mais agradável e criar uma atmosfera positiva.

  • Espaço Pessoal: Respeita o espaço pessoal do teu parceiro de dança e evita movimentos bruscos que possam causar desconforto.

  • Espaço na Pista: Mantém-te atento ao espaço na pista de dança e evita colisões com outros bailarinos.

  • Ensinar e Corrigir: Se quiseres ensinar ou corrigir o parceir@ durante a dança, pergunte se o podes fazer e caso seja uma resposta positiva, fá-lo de forma respeitosa e não intrusiva. As pessoas vão aos sociais para dançar e se divertirem, as aulas têm como o objetivo o ensino da dança, não devemos confundir o objetivo de ambos. 

  • Passos, sequências e movimentos adequados à dança social e ao nível d@ parceir@ de dança: que serão diferentes de movimentos adequados para palco. Movimentos bruscos podem ser perigosos e pouco adequados à dança social, podendo magoar a pessoa com quem estamos a dançar e a quem nos rodeia. Convém adequarmos também ao nível técnico de quem estamos a dançar, de forma a ser uma experiência prazerosa para ambos.


4. Final – Agradecimento:

  • Após a dança, agradeça ao seu parceiro pela experiência e segue em frente de forma graciosa.

  • Se ambos desejarem continuar a dançar, faz um convite educado com a frase "Mais uma dança?" e continuem a desfrutar da música juntos. Na Salsa e Bachata habitualmente dança-se uma dança e cada um vai à sua vida, nas festas puras de Kizomba é comum dançar-se mais de uma música seguida sem parar.

Estas dicas estão mais direcionadas para os bailes de SBK (Salsa, Bachata e Kizomba) para outros estilos poderão existir diferenças. Esperamos que estas dicas te ajudem a promover uma cultura de respeito e cortesia na pista de dança, tornando as nossas aulas ainda mais agradáveis e gratificantes para todos os envolvidos.


danças sociais em Lisboa: Salsa, Bachata e Kizomba
Aulas de Danças Sociais

 

 

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page